quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Surf nas Olimpíadas? Bem complicado

Acabo de ler uma matéria no Waves, sobre a inclusão do Surf como esporte Olímpico.
Sei que trata-se de um tema abordado milhares de vezes, em dezenas de chats, blogs e sites. Mas, creio que movidos pelos Jogos de Inverno, muitos surfistas da Net voltaram a aboradar este tema, sugerindo como única alternativa, o rápido desenvolvimento das piscinas de ondas.
Deixo abaixo meu comentário postado no Waves:

Bem complicado!!
Prezado Lelot e defensores do Surf como esporte olímpico (me incluo nessa). Será que é realmente possível, avaliar um surfista em uma piscina de ondas?
Será que poderemos dizer, que um campeão olímpico feito em uma piscina de ondas, é verdadeiramente o melhor surfista do mundo, como acontece nas outras modalidades esportivas dos jogos?

Na minha opinião, NÃO!

Seria a mesma coisa que colocar a competição de vela, em um local com um ventilador ventando sempre na mesma direção.
A experiência e conhecimento da natureza, serão postos completamente de lado. A leitura e escolha das ondas, que na maioria das vezes definem o campeão de uma etapa, serão substituídas por manobras cada vez mais padronizadas e complexas, praticadas por qualquer pessoa que nem tenha entrado no mar.
Todos nós que surfamos, sabemos que uma das partes mais difíceis da prática do surf, não está ligada a apenas ficar em pé na prancha, e sim o entendimento da natureza, do oceano, das correntes e ventos. Não basta querer, para pegar um bom tubo. Se escolher a onda errada, não vai rolar.
Isso tudo , aliado à habilidade, disciplina e preparo físico do atleta que geram um verdadeiro campeão.

Repito: Não sou contra piscinas de ondas!! Já até escrevi sobre elas no blog truesurfing.blogspot.com, onde eu pedia para o Papai Noel um modelo no terreno ao lado da minha casa, com tubos para os dois lados!! Ver.

Aí é fácil demais né!!

Saúde e Paz
Petrus

Nenhum comentário:

Postar um comentário