quinta-feira, 29 de abril de 2010

Foi roubado mas...PERDEU.

Ainda me lembro bem, do primeiro campeonato do Mineirinho no WCT. Praia cheia de brasileiros em D-Bah, e o prodígio brasileiro chegando a final com aéreos impressionantes, e um surf "irresponsável" que o colocaram como uma verdadeira e grande promessa. A falta de compromisso com o "medo de cair", e o comprometimento com a vanguarda e inovação, levaram Adriano de Souza, pouco a pouco, a ser um dos protagonistas do tour.
Este ano, principalmente nas últimas duas etapas, confesso que não compreendo o que acontece. Vejo um Adriano burocrático, com um surf previsível, que não empolgou nem surpreendeu ninguém. Não adianta mais arriscar a última manobra, ouapenas inverter as rasgadas. Tem que colocar tudo a perder logo de cara, na primeira sessão. É TUDO ou NADA mesmo.
Assistindo as ondas da bateria e falando do nosso brasileiro, está virando mais NADA que TUDO. Infelizmente, tenho que mudar de idéia em relação a crítica que fiz em comentários anteriores, e concordar com alguns que sustentam a necessidade de o Adriano reinventar seu surf.
Não sei se a análise certa seria esta de reinvenção do surf, ou se ele anda precisando ver suas baterias do ano passado. Na minha opinião, ele vem surfando pior este ano que em 2009.
Enfim, muitos não vão concordar comigo, mas mesmo com uma nota superavaliada, Mineiro perdeu a bateria. Pelo menos pra mim, isso ficou muito claro ao ver que nas batidas do Dane Reinolds, suas quilhas voaram para fora da onda, e isso nas primeiras sessões da onda. Reforço que não sou fã do atleta estrangeiro, principalmente por sua postura como atleta, e não acho que ele tenha destruído as ondas como as notas apontam, mas venceu o confronto facilmente. Eu não quero ver um campeão com o surf que o Mineiro fez, trabalhando o suficiente para permanecer no tour até o final do ano. Não assisti a bateria ao vivo e, talvez por isso não tenha ficado tão indignado como Chocolate colocou no post anterior.
Na minha forma de interpretar o critério de julgamento, o Adriano foi roubado, mas perdeu de verdade e de fato para a burocracia, e não para o Dane.

Saúde e Paz
Petrus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário