segunda-feira, 9 de novembro de 2009

WQS Reta Final! Os números não mentem...

Para quem gosta de maiores detalhes, e curte analisar friamente as possibilidades dos Brazzos estarem no WT do ano que vem, seguem algumas informações interessantes baseadas em matéria escrita por Al Hunt(WQS Tour Manager).
Faltando duas etapas para o final do circuito WQS, Haleiwa e Sunset, ambas de categoria 6 estrelas Prime a nota de corte para o acesso ao WT 2010 é de 12.138 pontos.
Já que temos estas competições por vir, é natural que esta média suba.
Porém, não deve subir muito devido a um fator fundamental, a concorrência.
No Hawaii, ao contrário de todas as outras locações do mundo, quase todos os surfistas da elite já classificados para o WT 2010 competem. Competem as vezes, pela única oportunidade de surfarem com mais 3 pessoas durante uma bateria inteira, em dois dos picos mais clássicos do mundo. Um ultra-privilégio quando o assunto é Hawaii. Se não bastasse isso, ainda temos uma centena de havaianos especialistas nas condições locais, e que as vezes dedicam uma vida inteira para dominar alguns picos do arquipélago. As vezes, cair em uma bateria com algum havaiano não muito conhecido, pode resultar na pior escovada da carreira, ou o final antecipado do ano.
Desta forma, olhando o histórico destas etapas, e pensando em favoritos, podemos concluir que os pontos distribuidos nestes dois últimos confrontos, serão pulverizados entre vários surfistas que não almejam nada no WT de 2010. Por exemplo: Andy e Bruce Irons, Sunny Garcia, Janie O'Brien, Kai Berger, Pancho Sullivan e outros da nova geração.
Seguindo este raciocínio, a média de corte não deve ultrapassar os 12500 pts.

Sendo assim, vejamos como estão as chances dos brasileiros masi bem colocados do WQS, e o que eles devem alcançar nos dois campeonatos para acessar a primeira divisão do surf mundial:

OBS: Consideramos as duas etapas Pime, com pontuação ao primeiro colocado de 3500pts.

20º colocado WQS 11656 pts - Marco Polo
Para se classificar ao WT do ano que vem (12500 pts), Marco deverá ficar em 17º em Haleiwa e Sunset. Assim, ele troca 1156 e 900 pontos por 1575 e 1575 respectivamente (2 x 17ºlugar), atingindo 12.750 pontos.

23º colocado WQS 11251 pts - Bernardo Miranda Pigmeu.
Para o WT de 2010, o Pig deverá substituir dois resultados de 825 pts, e assim como MPolo, somar um duplo 1575 (2 X 17º lugar), somando ao final 12.651.

24º colocado WQS 11151 pts - Willian Cardoso
2 nonos lugares resolvem a questão para o jovem "power surfer" brasileiro.
Troca 1138 e 1125 por um duplo 1925, finalizando com 12738 pts.

25º colocado WQS 10750 pts - Leo Neves
Leo tem uma parada indigesta pela frente. Ou faz dois quintos, ou dispara um terceiro lugar em Haleiwa, para ficar precisando de "apenas" um nono em Sunset.
Na prática, troca 1300 e 1225 por 2625 e 1925 respectivamente.

33º colocado WQS 9988 pts - Neco Padaratz
Em nossa avaliação, este é o último que pode ser levado como uma fina esperança para 2010. Mas, se tratando de Neco Padaratz, surpresas são sempre possíveis. Troca resultados baixíssimos, dois 625 pts, e tem que substituí-los por dois nonos, 1925 e 1925, fechando o ano com 12.588 pts.

Daqui para baixo do ranking, ainad temos atletas com chances matemáticas, e que podem até vingar com um resultado excelente que surpreenderá a todos. Mas, não é esta nossa expectativa até o momento.

Eu acho que muita coisa é possível por lá...Por exemplo:

Marco Polo entuba bem, e gosta de ondas grandes já não é de hoje. Frequenta o Hawaii faz tempo e tem bagagem para lutar até o fim.

Pigmeu, é tratado com a hospitalidade que poucos haoles podem disfrutar no Hawaii, e tem amigos como Jamie O'Brien que o ajudam muito nos treinos diários. Já fez inclusive nota 10 em Pipeline. Para mim, é caso de muito foco e concentração.

Willian, tem o surfe que os juízes gostam de ver quando o mar sobe. Joga muita água pro alto. É torcer por dias de inspiração, um pouco de sorte com as ondas e fincar o pé na rabeta.

Léo Neves... Pra quem já fez final em Sunset, ficando em segundo, com séries de 12 a 15 pés, num mar em que seu caddie (Guilherme Herdy) ficou na areia... TUDO PODE. Tenho o feeling que bastam boas pranchas e um bom começo, para o local de Saquarema embalar.

Finalmente, Neco Padaratz. Este teve um momento de ascensão meteórica no circuito, abriu os olhos da mídia internacional para seu retorno triunfal, e parece que foi perdendo o gás durante o ano. Na verdade, eu acho que o que falta para o Neco são ondas de qualidade. Espero que no Hawaii elas venham para o catarinense.

Se nada disso for possível, e não ocorrer, 2010 será mais um ano de muita batalha!! Espero que alguns atletas não acordem tarde demais, como aconteceu este ano.

Para finalizar, seguem umas imagens de Setembro de 2009...PIPELINE FIRING!!

Hawaii - Show de tubos em Pipeline from Ricosurf on Vimeo.



Sáude e Paz
Petrus

3 comentários:

  1. Tenho fé que o Marco Polo conseguirá atingir o seu sonho de uma vida que é entrar no CT de 2010.
    Ele já tem mais de 10 temporadas havaianas (temporadas mesmo e não passadas pelos campeonatos)e é dos poucos brasileiros que surfa bem em qualquer condição, desde a praia mole com vento maral e meio metro até sunsetão 12 pés.
    Além disso ele vem num embalo impressionante de final de temporada, com ótimos resultados em QS e no Supersurf e vejo ele mais focado do que sempre.
    Espero estar certo,
    um abraço,
    Bruno

    ResponderExcluir
  2. Isso não funciona assim. Abraço

    ResponderExcluir
  3. leo neves tem mas chances q todos marca ai

    ResponderExcluir