quinta-feira, 26 de novembro de 2009

The Book is on the table 2... CADÊ a MORMAII??

Sou chato?? Sou! Já falei sobre este assunto outras vezes? Sim!
Mas fazer o que? Deixar no esquecimento? Juro por tudo que é mais sagrado que não consigo!!
Assim como a maioria de nossos leitores, sou brasileiro antes de tudo. Sendo solidário ao Chocolate, garanto a vocês que torcemos demais, pelos brasileiros no cicuito mundial. As vezes, fico a madrugada inteira no quarto, assistindo todas as baterias de um campeonato só para ter a certeza de estar sendo justo quando criticamos as performances dos atletas(todos) na água e FORA DELA.
E é justamente esta última parte,(quando nossos representantes não estão surfando), que eu fico REVOLTADO!
O sujeito, no caso o surfista brasileiro, consegue driblar todas as desvantagens em desenvolver seu surfe nas ondas brasileiras (que nem de longe lembram as australianas), chega ao Hawaii precisando de bons resultados, é elogiado pela transmissão local, passa baterias importantes e obviamente, chega seu momento de ser entrevistado pela mídia oficial do torneio. Visibilidade para o mundo todo, milhares de pessoas ligadas naqueles segundos de transmissão via internet, a GRANDE oportunidade de no mínimo "vender seu peixe" eeee.....
Vemos um cara patriota, que tem orgulho de representar o país que nasceu, arriscando sua integridade física em junções no mínimo intimidadoras no famoso Toilet Bowl, ficar completamente sem graça e envergonhado ao saber que chegou o momento de....FALAR INGLÊS!!!

Aí eu penso...Outra vez?? NÃO pode ser!!! É um pesadelo!!PQP!!!

Pois é, quem viu a entrevista do Marco Pólo após sua bateria no Round dos 64 em Haleiwa, sabe do que estou falando!! E por que eu disse logo acima: outra vez?? Porque temos a mesma situação com nosso excelente surfista Heitor Alves... Eles não sabem falar Inglês!!!
E neste segundo exemplo (Heitor), suas participações fora d`água são tão discretas, que precisamos dos leitores para lembrarmos qual era seu patrocínio.

Gostaria de saber o que a MORMAII pensa sobre isso!! O que passa pela cabeça da MORMAII, quando ela simplesmente desperdiça todo dinheiro de mídia espontânea gerado pelo desempenho de seu atleta naquele momento.
Para quem acompanha as baterias, pensando no desenvolvimento do esporte e dos atletas, sabe que os repórteres precisam de conteúdo e assunto durante uma bateria de 30 minutos, e eles dão continuidade com as entrevistas quando os temas se desenvolvem. Deixo como exemplo, uma longa conversa sobre design de pranchas com Stephane Gilmore, onde ela aproveitou para enaltecer suas pranchas e seus patrocinadores diversas vezes, a australiana falou sobre fundos, curvatua, flutuação, outlines e até mesmo modelos de quilhas!!! Foi muito legal ver que a quase tri-campeã mundial de surfe feminino realmente entende de pranchas. Com certeza, ela conseguiu um pouco mais de adimiração e credibilidade junto aos seus adimiradores e patrocinadores.

MORMAII, vocês sabem quantos dólares são necessários para anuciar sua marca, por 2 minutos durante a transmissão ao vivo pela internet de um evento da ASP desta magnitude, onde pela primeira vez na história, o campeão da perna havaiana levará nada menos que USD 1 milhão de prêmio pelo primeiro lugar???

Vocês levam em conta que, numa entrevista, o entrevistado ainda pode direcionar o foco das conversas, gerando mais retorno para vocês?

Pelo visto, já que este dinheiro não é tão importante, (apesar de eu não entender como uma nota de R$ 50,00 pode valer mais que outra nota de R$ 50,00), nós do True Surfing apelamos para o social e perguntamos:

Mormaii, por que deixar seus atletas na ignorância??

Já ouviram a frase: Quem não comunica se instrumbica? Novo isso hein??!!

Inevitavelmente, acabei fazendo uma comparação com futebol.Acho que após 36 anos de vida, sendo 29 deles surfando sempre que possível, entendo que tipo de gente anda "APOIANDO" nosso esporte tão amado:

São as mesmas pessoas que, acharam muito boas as entrevistas do Joel Santana (técnico de futebol) na África do Sul...
Ou mesmo, aqueles que apoiam a liberdade do jogador de futebol em tirar a camisa na comemoração do gol!!!
Quer dizer então que, quando as câmeras dão o maior close da transmissão no jogador , e todos que acompanhavam a partida em casa realmente prestam atenção no lance, ele tira a camisa e que se dane aqueles segundos de visibilidade da marca!!!
Justo quem paga seu salário e a maior parte da festa!!

Ainda poderíamos aceitar algum tipo de desculpa caso a Mormaii fosse uma empresa com sérias limitações financeiras e não atuasse no mercado internacional...Mas não é esse o caso, não é verdade?

Como pode tanta miopia e amadorismo??



Saúde e Paz...Aloha Spirit.

3 comentários:

  1. Bom domínio do inglês é fundamental atualmente no surfe profissional (entre outros). O Gouveia não era nenhum mestre no assunto e se deu muito bem no tour, mas eram outros tempos. Com o webcast e essa corrente pró-construção de imagem dos competidores via ASP ganhando força, é preciso investir nessa área. Mas concordo que isso é responsabilidade tanto do surfista quanto do patrocinador.

    ResponderExcluir
  2. Petrus, a conclusão do Calligaris em seu artigo de hoje, na folha, é perfeito para nossos atletas e míopes empresários: "Alguém dirá: e daí, qual é o problema? Exemplo. João quer ser rapper na África do Sul e gasta, impulsivamente, o décimo terceiro da mãe na roupa certa para se parecer com seus ídolos. Para ser rapper na África do Sul, talvez fosse mais urgente que ele estudasse inglês seriamente. Mas essa observação poderia entristecer João. Melhor deixá-lo sonhar e confundir sua mascarada com o começo da realização de seu desejo; afinal, ele é feliz assim, não é? Pois é, suposição errada: quem cresce sem nunca se deparar com o impossível ou mesmo com o difícil, acaba, mais cedo mais tarde, vivendo no desespero. Por quê? Simples (como um filme para crianças): ele só consegue atribuir seus fracassos ao que lhe parece ser sua própria impotência."

    ResponderExcluir
  3. Este tema é muito pertinente e realmente desperta a perplexidade que você expressou em suas palavras.
    De uma maneira geral, o amadorismo impera neste segmento... tem marca de surf cujo "diretor de marketing" só faz divulgar o trabalho de seu filho patrocinado.
    Outra marca pagou um anuncio de pagina inteira numa revista para comemorar a conquista de seu atleta num campeonato mundial de tow-in mas acabou publicando uma foto do outro parceiro da dupla, que nao era patrocinado... só pra citar dois exemplos!
    abs,
    Luciano
    www.surfecult.blogspot.com

    ResponderExcluir