quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Realismo: Marco Polo vencerá no WCT?

Hoje o surf está fora de controle em Sunset, Hawaii.
Com séries de 15 a 18 pés, fechando, os organizadores decidiram adiar o início da última etapa do WQS, circuito que classifica 15 atletas para o WCT.
Aproveitando a folga, temos um assunto para discutir com vocês.
Alguns leitores estão reclamando que não estamos dando o valor devido à chegada do Marco Polo na zona de classificação para o WCT.
Que não estamos torcendo pelos brasileiros no tour, desmerecendo o surf dos nossos competidores.
Gostaríamos de esclarecer que não é esse o caso.
Torcemos sim, e muito, para que tenhamos mais brasileiros no tour.
Além disso, torcemos para que os brasileiros tenham cada vez mais sucesso e vençam cada vez mais no surf profissional.
Mas isso não quer dizer que não possamos ser realistas.
Marco Polo, que está fazendo sua parte e está realmente a um 17o lugar de se garantir no circuito principal no ano que vem, surfa muito.
É verdade.
Tive o prazer de conhecê-lo, durante minha lua-de-mel, em Fernando de Noronha.
Então com 21 anos, Marco Polo mostrou-se humilde e muito dedicado.
E pegou muito tubo.
Foi uma semana de onda sem parar, só quatro pessoas na praia do Bode: eu, Nêgo Noronha, Marco Polo e o Américo, o Luvinha.
Coloco a foto abaixo, tirada pela minha esposa, só para vocês terem uma idéia do que aconteceu durante aqueles memoráveis sete dias.



Só estar nessa condição, brigando pela classificação, já é um feito e tanto.
Mas lá dentro, a história é diferente.
Para ganhar destaque, para vencer uma etapa do circuito, tem que ter um algo mais que ainda não vi no surf desse pequeno guerreiro.
É bem verdade que também não há muito para ver.
Patrocinado pela Mormaii, tente encontrar um vídeo do Marco Polo surfando.
Nem no site da empresa.
No youtube, no máximo você acha algumas imagens de baterias do Super Surf, e olhe lá.
A sorte dele é que, como dissemos no post anterior, teremos muito surfista mediano no WCT ano que vem.
Ele tem chances contra pelo menos 50% dos caras que estão lá.
Agora, vocês acham que ele tem surf pra brigar de igual para igual com um Owen Right, um Jadson André, um Dane Reynolds, alguns dos mais radicais expoentes da evolução do surf, que estarão no tour em 2010?
Sejam sinceros.
Pra completar, conseguindo garantir a classificação, Marco Polo deverá ficar nas últimas posições do ranking do WCT.
Enfrentará, de saída, nas primeiras etapas de 2010, os tops do ranking: Bede Durbridge, Joel Parkinson, Taj Burrow, Minheirinho, etc.
O que vocês acham que acontecerá?
Assim como vocês, eu quero ver o Marco Polo despachando o Jordy Smith pra casa.
Vencendo os gringos mais marrentos e calando a boca do Luke Egan nas transmissões (um dos que mais critica o surf brazuca).
Desde aquela semana lendária em Noronha que eu torço pelo rapaz.
E estarei torcendo sempre, por ele e por todos os brasileiros.
Mas com realismo.

3 comentários:

  1. No filme FUSO HORÁRIO, do Rafael Melin, você poderá ver uma session IRADA nas Mentawaii, com ondas grandes e balançadas, e com O Marco Polo sendo um dos dos destaques... Há outros filmes com ele tb, porém não recordo nomes agora. Quanto a sua participação no WT, infelizmente concordo com vc. Ele surfa muito, e pode se destacar em alguns dias com condições mais pesadas, mas ainda falta muita linha e peso em seu surfe. Se fizer seu 17 em Sunset, PARABÉNS!!! Torço para que ele entre no WT logo, e não saia no final de 2010.

    ResponderExcluir
  2. Conheço bem o surf do Marco Polo e posso fazer o seguinte comentário: se o dream tour do ano que vem não for tão zicado como o deste ano, ou seja, se as ondas se apresentarem com o potencial que elas têm a apresentar, o Marco Polo terá um ano surpreendente para um rookie, principalmente brasileiro, porque ele tem muita intimidade e "go for it" em mares mais pesados.
    Mas, qualquer que seja a condição de mar, eu não acredito que ele tenha uma performance como a do Jihad. O MP é um bom tube rider, tanto para a direita quanto para a esquerda e gosta de mar cascudo.
    Ah, e ele é muito experiente em competições.
    Talvez ele não venha a ser uma estrela....mas fazer papelão ele não vai.

    ResponderExcluir
  3. Também só conheço o surfe do Marco Polo pelos eventos do SuperSurf, mas não vejo pq ele não pode vingar no WCT, caso se classifique. O pessoal malha o Jihad. Esquece que ele foi um dos poucos que fez uma média acima de 18 este ano (em Snappers). Pode ter suas fraquezas, todos tem, mas ninguém é elogiado persistentemente por alguém do naipe de Ian Cairns sem algum mérito. Vale lembrar que em Mundaka o Jihad foi garfado em favor do Slater (pelo menos na minha opinião e de mais algumas dúzias de comentaristas amadores da net), resultado que poderia ter mudado sua situação este ano. Já o Polo venceu o SuperSurf mais cascudo desse ano, no Santinho grande tubular e fechando. No WCT vai precisar evoluir, mas todos precisam. Torço por ele. Abs

    ResponderExcluir