segunda-feira, 29 de março de 2010

Páscoa Judáica e nossa mensagem contra o racismo

Hoje é a Páscoa Judáica e aproveito a oportunidade, e a dica do Kika, pra passar nossa mensagem contra o racismo e contra o anti-semitismo.
Vivemos um momento, especialmente no Brasil, em que certos valores precisam ser relembrados.
Enquanto nosso presidente se proclama aliado de um terrorista internacional declaradamente anti-semita, o famigerado Ahmadinejad, presidente do Irã, e que o Supremo Tribunal Federal discute a constitucionalidade das cotas raciais (???!!!??) nunca é demais lembrar que somos todos iguais perante Deus (ou Alah, Jeová, Shiva, Tupã, etc).
Existe apenas uma raça, a raça humana, e isso, além de um valor universal, é também ciência.
Geneticamente, diferimos (pouco) dos macacos e praticamente nada de qualquer outro ser humano.
Há mais de 50 anos já se sabia que: "Menos que um fato biológico, raça é um mito social, e, como tal, tem causado em anos recentes pesados danos em termos de vidas e de sofrimento humanos" (UNESCO, 18 de julho de 1950)
É o que isso tudo tem a ver com o surf?
É que o atual campeão mundial, Mick Fanning, ídolo de toda uma geração do surf (não é a minha, certamente), se meteu numa baita confusão ao expulsar da festa da Rip Curl um dos jornalistas da STAB, a revista australiana, com gritos sugerindo o anti-semitismo ("Fucking Jew").
Papelão geral.
Saiba mais aqui, aqui e aqui.
Lamentável.
Quem se interessar sobre o assunto das cotas raciais e quiser conhecer um pouco da luta contra a racialização do Brasil, pode ler mais aqui.

2 comentários:

  1. Putz,esta história da atitude anti-semita do Fanning desconstruiu toda uma imagem que ele e a Rip Curl demoraram uma década para construir.
    Fiquei realmente decepcionado com a atitude dele. As desculpas que ele prestou foram ainda mais decepcionantes..."ah, ele estava bêbado e não sabia que estava sendo gravado"...então bêbados anônimos podem xingar alguém de Judeu F.D.P.?
    Aqui no Brasil "a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível" segundo a nossa constituição. Nestas horas ele estaria com um belo processo nas costas e poderia até entrar em cana.
    Só para constar, eu sou cristão, não estou em defesa de uma causa própria, mas, não partilho com nenhuma intolerância e com preconceitos em geral.
    Feliz Páscoa a todos!

    ResponderExcluir
  2. O que o Fanning fez foi totalmente errado. Eu não discordo nem um pouco com isso. Mas, como estão dizendo, ele estava bebado. Ninguém aqui nunca encheu a cara e falou um monte de coisa que não queria?? Ou ninguém aqui nunca se estressou com alguém e a chamou de alguma coisa que incomode essa pessoa? Nesse caso ele chamou de judeu fdp. Mas, eu acho que não foi nada contra a religião. E se for, deixar o aviso: Preconceito não tá com nada. Todos somos iguais!! E cada um de nós tem suas vidas e delas fazemos o que queremos.

    ResponderExcluir