quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mick Fanning vence em Portugal!! E daí??

E daí muita coisa!
Já fiz alguns comentários sobre o formato do WT atual e mudanças sugeridas, e sempre seguro minha língua com medo de exagerar.
Depois da etapa em Portugal, com a bateria final MFanning X Bede D., passei a ter um parceiro em minha empreitada: um tal de Owen Wright.
Sim, aquele loirinho magrelo que roubou o espetáculo em Peniche, com um surf ultra moderno.
As performances do garoto deram a ele (a meu ver), a condição de campeão moral do evento.
Hoje, fiquei perplexo e indignado frente ao computador, assistindo a bateria final do Rip Curl – The Search.
Na minha opinião, faz muito tempo que não via um surf tão burocrático, de baixo nível, e com manobras fraquíssimas!!
Parecia até resultado combinado entre duas comadres.
Foi no mínimo, uma bateria ridícula...digna de um campeonato dos anos 90.
Duas rasgadas e um floater aqui, três batidas de backside alí...quanto medo de perder, de arriscar.
Resumindo, um lixo!
Quem viu as baterias do jovem australiano, mas não acompanhou o WQS em 2009, pode ter pensado: “que é isso fera?” Quanta diferença!!
Porém, quem acompanhou algumas etapas 6 estrelas da divisão de acesso não ficou nada surpreso com o que viu...
Eu, da minha parte, confesso que tenho ficado cada vez mais decepcionado com a atuação conservadora de alguns integrantes da elite do surfe mundial, e tenho as melhores expectativas com a renovação do ano que vem.
Principalmente porque entre as novidades teremos também o brasileiro Jadson André.
Este sim, um verdadeiro representante da vanguarda do surf competição, assim como Mr.Owright e outros que sobem na próxima temporada.
Tudo isso para mim, justifica o incrível esforço para mudar o sistema de competição feito por alguns, entre eles o principal defensor das mudanças: Kelly Slater.
Não estou aqui para questionar as qualidades do melhor surfista de todos os tempos, mas como já dito anteriormente em outros posts, a idade pesa para todos os seres humanos, inclusive para ele (37), que muitas vezes foi comparado a um ET.
Mas, suas baterias contra o loirinho em Peniche e contra Adriano de Souza na Espanha, além dos seguidos 0,5 pontos que ele vem ganhando em cada onda surfada, apenas pelo peso de seu nome frente aos juízes da ASP, o credenciam a aposentadoria já!
Isso mesmo! Podem me chamar de louco, mas esse décimo título, só com um novo circuito e com muita ajuda dos juízes.
Contra OW, parecia que o americano havia chegado a Portugal em uma máquina do tempo, com um surfe de 10 anos atrás.
Arriscaria dizer que, com suas novas investidas em shapes e designs inovadores, ele pode ter colocado uma âncora presa a suas quilhas e não percebeu.
O que me deixou mais incomodado com isso tudo, foi a falta de modéstia em sua entrevista após a bateria, onde o yankee disse não poder esperar por Pipeline, e a possibildiade de fazer uma final com Andy Irons.
Que em Pipe o buraco é bem mais embaixo, e as manobras inovadoras dão espaço a experiência em andar por dentro dos tubos, em condições no mínimo desafiadoras, todo mundo sabe.
Mas, pera lá...Supertubos lembrou um pouco o North Shore de Oahu, e não vi NADA de tão diferente em seu surf, para ficar instigado com o final da temporada.
Se esquecermos 2009 e resolvermos falar em favoritos para o ano que vem...Aí são outros quinhentos.
Posso neste momento, estar cometendo suicídio através de minhas palavras, mas fica meu recado para Kelly Slater e a velha guarda do circuito:
A mamata acabou!
Um novo ciclo de evolução começa a se apresentar, e nosso esporte está em um novo patamar. Patamar este que vocês não atingiram. Aliás eu pergunto:
Será que vocês serão capazes de se adaptar, ou serão engolidos pela nova geração??
Para Joel Parkinson, mando meu recado direto: caro amigo, rei do estilo, se deixar escapar este ano....Vai mofar na fila!!
Como já disse também, desde os EUA, aposto minhas fichas no campeão mundial Mick Fanning, e sua humildade.
Acho inclusive que, não terem colocado um atleta que faz parte do seleto grupo de campeões mundias, na lista dos favoritos do ano, foi no mínimo falta de respeito com o australiano.
Para terminar, fica aqui meu recado para os acomodados do tour:

Que se cuidem muito e treinem mais ainda, porque vai ser difícil se segurar em 2010, o ano que vem virá recheado de surpresas.
Além de todas as novidades acima, aposto que em 2011 teremos o Gabriel Medina (BRA) para ensinar muita coisa nova, e arrancar definitivamente a poeira do tour.
Se é que ela ainda estará lá.
Pra quem duvida, que assistam novamente as baterias do King of Groms, na França, onde nosso prodígio fechou o título com 20 pontos na final (duas notas 10).
Até hoje, não vi nenhum atleta no mundo, executar as manobras que o baixinho fez em uma final, com tanta naturalidade.

De verdade, torço que venha PIPELINE para me desmentir...Mas....

3 comentários:

  1. Petrus...é o Petta, beleza mano...concordo com quase tudo que dizes, mas se tivessem esperado o dia de hj correr, as baterias finais teriam sido mais interessantes....o mar naquele momento estava bem ruinzinho...não consigo entender o critério de liberar as bateras....mas que foi burocras foi...
    outra coisa...o mar estilo north shore não aconteceu nas baterias do kelly e, sim, somente ontem...mick fanning não é o campeão dos sonhos....mas este menino loiro australiano enche os olhos....continuem nessa que tá show o true surfing...sem medo de ser feliz...aloha

    ResponderExcluir
  2. Petta, que honra!! Obrigado pelos comentários.
    Você pode ter certeza que as opiniões de todos são fundamentais para nosso amadurecimento, e a melhoria do blog. Quanto ao mar estilo North Shore, foi uma referência a performance de OWright, que continuou em altíssimo nível, mesmo com a subida do mar. Me faz um favor em especial...não deixa o Monta fora da água neste dias de bom surf rsrs. Grande abraço e mais uma vez obrigado. Bj para Carol!

    ResponderExcluir
  3. Massa véio...o Monta deu azar...pegou um vento danado...quase pegou os dias épicos....quem sabe na pxma....e vc tbém....chegue mais de novembro até maio...altas....depois ....indo...indo...aloha

    ResponderExcluir