segunda-feira, 28 de junho de 2010

Copa do Mundo, Futebol e Surf andam juntos.

DESCULPAS!!! 1000 desculpas!!!
Praticamente um abandono. É isso...
Mas, felizmente chegou a hora de romper o silêncio, retornar a ativa e falar sobre o assunto do momento:
Copa do Mundo.

Embalado pelo desempenho do Brasil, que acaba de atropelar o Chile, pensei:
E se tivéssemos que convocar uma seleção Brasileira de Surf de todos os tempos??
Bom, pra começar precisamos estabelecer alguns parâmetros, para que não sejam cometidas injustiças a alguns surfistas. Nesta lista, vou considerar surfistas que eu tenha visto surfando ao vivo, ou mesmo em filmes, e que tenham uma forte história com o esporte.
Assim como na "relva" (homenagem ao Peta), só valem onze nomes. Tudo bem, eu sei que existe um banco de reservas. Mas aqui, os reservas serão apenas cinco, e serão apresentados como palpites para as próximas temporadas.
Segue minha lista :

1 - Cauli Rodrigues - Conheço muitas pessoas que fizeram uma CG azul, por causa do Cauli. Um cara a frente de seu tempo, considerado o australiano-brasileiro, devido ao seu surf progressivo e manobras muito fortes de backside. É nosso número um porque nesta posição é necessária muita experiência.

2 - Picuruta Salazar - Precisa apresentação? Seu surf, nunca deveu nada ao de ninguém em nível mundial. Faz, a mais de 15 anos num Longboard, o que em outra época não era tão valorizado na pranchinha. Um verdadeiro homem do mar que é responsável por inúmeras histórias lendárias, como a de sua onda em J-Bay. Está na lateral direita, pois com sua categoria, pode perfeitamente ajudar como meia na armação de todas as jogadas.

3 - Pepê - Esse é um de nossos homens fortes da defesa. Quando o mar subir em Pipeline, e for necessário surfar de monoquilhas em 15 pés de onda...Esse é o cara, o xerife que traz tranquilidade com seu estilo refinado, em momentos de pura tensão.

4 - Carlos Burle - Medo de cara feia?? Esse não vai ser o problema. Eu garanto!! Burle encara qualquer parada, acaba de consagrar-se com o título mundial de ondas grandes, em uma das melhores temporadas em anos. Vem com moral, e vai fazer os adversários tremerem.

5 - Fabio Gouveia - É o centro de tudo. Ataca bem, defende bem, em qualquer situação. Sua graça e leveza são raras em sua posição, o que certamente o tornou um ícone mundial. Admirado por muitos ao redor do globo por seu estilo, é o toque de classe desta seleçção quando ela sai para o jogo.

6 - Flavio Padaratz - Pressão! Energia! Powersurfing de primeira qualidade. Excelente alterantiva para puxadas de contra-ataques com fôlego e determinação insaciáveis. Ajudou a situar o Brasil no cenário mundial de surf. Age bem sob pressão, e adora enfrentar adversários complicadíssimos em finais importantes. Em Hossegor, amassou Kelly Slater no auge de sua forma e juventude.

7 - Peterson Rosa - Esse!!!Ta complicado? Não da pra passar por aquela sessão fechadeira?? Ah dá. E dá mesmo. Põe o Peterson neste jogo, que ele vai passar flutuando sobre aquele buraco enorme, com um de seus floaters suicidas e quilométricos. Pau pra toda obra, não tem medo de bater o penalti aos 48 minutos da prorrogação.

8 - Léo Neves - E se Sunset ficar realmente fora de controle, se tivermos que domar o adversário e jogar força contra força?? Léo conquistou seu lugar no time, principalmente por seu desempenho no WQS de Sunset, fazendo final em condições extremas. Além disso, tem alguns titulozinhos em seu cartel...hehehe brasileiro...etc etc...

9 - Binho Nunes - Eu me lembro muito bem do desempenho deste "muleque", desde pequinininho em Itanhaém, na Prainha. Local de duras disputas com seu adversário mais comum da época, Rato Fernandes. Pois é, um tempinho passou, e aquele valeiro das águas marrons do litoral sul de SP, detonou em Pipeline gigante, arrancando elogios até de Gerry Lopez. Esse não afina mesmo.

10- Adriano de Souza - Esse é nossa atual estrela. Mesmo que muitos tentem desviar as atenções para Jadson, o próximo da lista, Adriano é o cara da vez. Está no auge da forma física, e tem em seu repertório tudo que se pode exigir de um talentoso surfista moderno.´Por isso, é dele que devemos esperar as melhores jogadas, e que está depositada a maior parte da pressão pelo título.

11- Jadson André - É o cara da criação lúdica, do drible, da improvisação. Quando a situação estiver apertada, e precisarmos driblar todas as dificuldades, podemos contar com a criatividade, a energia e juventude de nosso atacante.
Com ele, não faltará velocidade ao nosso time.

Quanto ao banco de reservas, fica aqui minha lista que são apostas para um futuro próximo:

1 - Miguel Pupo
2 - Gabriel Medina
3 - Wigolly Dantas
4 - Alejo Muniz
5 - Junior Faria

Se você não concorda, e acha que fui muito mal, dê seu palpite...

Saúde e Paz
Petrus

Um comentário:

  1. Petrus,
    muito inspirado este seu texto.
    Baita seleção!
    Não abandone o blog!!!!!
    Abraço,
    Bruno

    ResponderExcluir