quinta-feira, 20 de maio de 2010

Surf, um esporte a parte.

Tenho pensado e refletido muito sobre o que vem acontecendo com o surf. A evolução dos equipamentos, manobras, diferentes técnicas de treinamento e até mesmo a postura dos atletas. Tudo mudou, ou está em processo de rápida mudança!
Algumas coisas mais, outras menos... Óculos escuros que voltam à moda depois de anos, bermudas de PET reciclado, parafinas de origem vegetal, Circuito Mundial, WCT, WT, World Ranking...Ufa, quanta coisa!!
Apesar de todas estas mudanças, uma coisa fundamental não mudou. Aquilo que diferencia o surf de todos os outros esportes, que o transforma em uma experiência absolutamente ímpar.

E o que é isso??

Entubar...

Entubar, é o que separa o surf do resto. Leia-se resto, com todo o respeito, apesar da expressão não passar esta impressão. Olha... Entubar, com muita boa vontade e esforço, só pode ser comparado a entubar. Simples assim!! É fato.
Chamo atenção a isso, justamente em meio a enorme evolução de manobras aéreas e outras oriundas do skate que vem assolando o mundo do surf, através de uma nova geração de surfistas programados para romper os conceitos de radicalidade e criatividade.
Porém nada disso, nem qualquer manobra conseguirá superar a "máquina do tempo", a viagem de segundos que parecem se multiplicar durante um piscar de olhos. Aquela fração de tempo, em que toda concentração e experiência afloram pelos poros do surfista, e que o guiam como que por puro instinto, ao êxtase.
Como o próprio dicionário explica, êxtase é: " estado de alma em que os sentidos se desprendem das coisas materiais, absorvendo-se no enlevo e contemplação interior", ou ainda: "Rapto dos sentidos, causado por um vivíssimo prazer que absorve todo e qualquer sentimento".
Só um tubo, marca um momento da vida de uma pessoa, transforma-se em uma lembraça atemporal, que a leva sem preconceitos aos mais puros sentimentos de prazer, pela simples integração total com a natureza, manifestada em um de seus mais belos momentos. E isso acontece a qualquer um, profissional, freesurfer fervoroso, ou mesmo aquele surfista de verão.
Alguns, vivem para isso. Cada dia, semana, sempre planejando e pensando...

Quando será a próxima vez??

Independente da frequência que se surfa, penso que esta é a pergunta que nunca calará dentro dos corações, e das almas de quem realmente ama o mar e o surf.

Resumindo tudo isso...Segue abaixo um pouco de inspiração e também uma homenagem de quem em seu tempo, revolucionou a ARTE de entubar.



Saúde e Paz
Petrus

Um comentário:

  1. Muito legal, o vídeo é lindo, e a música também completa o sentimento!

    valeu

    Abraços!

    ResponderExcluir